sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Entende-se por currículo o conjunto de experiências, vivências e atividades na escola convergentes para objetivos educacionais. Segundo Ribeiro (1989) “o currículo escolar abrange dois conceitos: o plano de estudos e o de programa de ensino.” César Coll coloca que “o currículo é um guia, um instrumento que orienta a prática pedagógica, não se trata de algo pronto e acabado, mas algo a ser construído permanentemente na escola com a participação de todos os membros da comunidade escolar. É um plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, uma organização da seqüência das ações a serem desenvolvidas incluindo métodos e forma de avaliar, questões sobre o que e como avaliar.”
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini e Maria Elizabette Brisola os estudos de hoje integram dois dos mais importantes temas do panorama educativo atual: tecnologia e currículo, sabendo que são inegáveis as potencialidades do uso educativo, pois traz contribuições significativas á aprendizagem quando incorporado ao projeto curricular.
Nesta perspectiva, o currículo torna-se eficaz quando apresenta uma estruturação que facilita e oportuniza aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de idéias e de ações criativas e colaborativas. A escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula, instigando a curiosidade para compreensão das relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano. Essa forma de aprender contextualizada é que permite ao educando relacionar aspectos presentes na vida pessoal, social e cultural, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.
Neste sentido, no currículo deve congregar conceitos e estratégias , incluir dinâmicas de trabalho que privilegia a resolução de problemas emergentes no contexto o qual estamos inseridos. E a integração das tecnologias no currículo escolar é extremamente importante porque demanda novas formas de interpretar e representar o conhecimento, estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
As TICs vem despertando nos professores a importância do saber tecnológico e a inserção na prática pedagógica, proporcionando um espaço de renovação da escola, permitindo pensá-la como uma verdadeira comunidade de aprendizagem.


Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias

“ ...estamos encalhados no processo de ler, escrever e contar. Na escola, a criança escreve porque temque copiar do quadro,
Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo... aquilo que ela aprende, quando está mexendo na internet são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada...parece um mundo estanho...”

Pedro Demo


A entrevista de Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do sujeito do século XXI” nos faz refletir sob a prática pedagógica atual, que ainda está muito distante da realidade de nossos alunos e tão pouco contribui para a construção das habilidades de acordo com as exigências da sociedade. A escola ainda está arraigada ao processo de ensino tradicional do passado, enquanto o presente e o futuro requer um ser ativo, criativo, capaz de buscar alternativas e solucionar problemas.
É necessário repensar as metodologias de ensino, valorizar a construção do conhecimento e da aprendizagem, precisamos mudar nossa prática pedagógica para acompanhar a constante mudança no mundo e o ritmo dos alunos, temos que utilizar as múltiplas linguagens, uma nova forma de ensinar e aprender utilizando os recursos tecnológicos. Neste sentido é preciso que nós professores tenhamos consciência de que é necessário o aperfeiçoamento constante para resgatarmos o interesse e o desejo do aluno pelos estudos, pois assim estaremos proporcionando aulas mais atrativas, favorecendo a ampliação das potencialidades do educando, contextualizando o conteúdos curriculares ao mundo real do aluno e as múltiplas linguagens utilizadas no século XXI.


Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana
Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Planejando aula utilizando as mídias digitais






Refletindo sobre minha aprendizagem

Ao realizar as leituras indicadas na unidade 3, pesquisa no portal do professor, TV Escola e outros sites para realização do planejamento da aula, percebi o quanto é importante para nós professores ter acesso ao conhecimento tecnológico e saber utilizá-los na prática , pois facilita o nosso trabalho e ao mesmo tempo proporciona aulas mais dinâmicas para nossos alunos de forma contextualizada. Com o uso de materiais digitais na aplicação da aula constatei o interesse e a participação efetiva das crianças, ficam mais entretidas, o que facilita a compreensão e uma aprendizagem mais significativa.


Joana D'arc Vaz da Silva Viana
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
Escola Paroquial Nossa S. Aparecida

domingo, 22 de agosto de 2010

WIKIPÉDIA





Como utilizar essa ferramenta com os alunos?


Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Wikipédia é uma enciclopédia livre que está a ser construída por milhares de colaboradores de todas as partes do mundo. É um site baseado no conceito de Wiki Wiki, o que significa que qualquer pessoa pode editar o conteúdo de quase TODOS os artigos comentando páginas antigas, propondo páginas novas é só acionar o link "Editar” que é mostrado em quase todas as páginas do site.
O hipertexto e a ferramenta wiki que sustentam o projeto da enciclopédia, maneira de leitura e escrita. Todos os acessos se cruzam por meio dos links existentes no conteúdo dos textos que nos levam a um outro conteúdo, de forma que não se tenha uma ordem ou sequência de leitura e aprendizagem, cada usuário interage com o conteúdo a partir da navegação por elos de hipertexto.
Navegar na internet utilizando esta enciclopédia é uma forma de saber mais sobre o mundo, é educacional, é social, é interativo e colaborativo, é interessante, podemos corrigir e editar o texto produzido por outras pessoas sem barreiras ou permissões, descobrindo o quanto interessante é compartilhar o conhecimento com outras pessoas, sabendo que instantaneamente elas podem reagir e editar o que você escreveu.
A Wikipédia é uma ferramenta que pode ser trabalhada em todas as disciplinas em sala de aula, o aluno pode ser estimulado a pesquisar, criar e trocar conhecimentos. Em turmas maiores pode desenvolver projetos e editar na wikipédia, onde todo o grupo e outras pessoas terão acesso e poderão contribuir para o enriquecimento do projeto ou tema em estudo.

Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana
Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que é hipertexto?

Após a leitura dos textos: Pingo nos is, Leitura sobre hipertexto e ao navegar na página da Wikipédia seguindo uma sequência de links, foi possível localizar rapidamente conteúdos sobre hipertexto. Este termo remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Assim, o hipertexto é um meio de informação que existe em um computador possuindo uma extrutura composta por blocos de informações interligados, através de links eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos de leitura, promovendo os recursos de informação de forma não linear, ligando uma informação ás outras, proporcionando ao leitor a escolha das ligações de sua preferencia.
O hipertexto enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, uma forma de aprendizagem considerada como a mais duradoura e transferivel do que aquela direta e explícita.
O curso Ensinando e aprendendo com as TIC nos proporciona a descoberta de uma rede de conhecimentos interligados, o que facilita a busca de informações utilizando vários recursos, entre eles o hipertexto de forma organizada e dinâmico, abrangendo informações que colocam em jogo diversas modalidades sensoriais através de textos, imagens, gráficos, sequências sonoras e outros.



Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Educação e tecnologia

Educação e tecnologia

A entrevista apresentada neste vídeo com o Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e tecnologia, nos faz refletir sobre a educação que temos, a educação que queremos e em que precisamos melhorar.
Diante do avanço tecnológico, as informações circulam rapidamente no meio social e as escolas ainda não estão conseguindo acompanhar as mudanças, nos deparamos cada vez mais com dificuldades em relacionar teoria/prática e realidade dos nossos alunos que, muitas vezes tem mais habilidade em manusear os recursos tecnológicos do que os professores. Daí, a necessidade de nós educadores estarmos sempre em busca do conhecimento, usando os recursos tecnológicos e as informações relacionadas ao contexto atual, pois assim, estaremos proporcionando aos nossos alunos o conhecimento mais amplo e contextualizado.


Joana D’arc Vaz da S. Viana

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quem sou eu como professor aprendiz

Atuo na coordenação pedagógica há um ano e meio, já fui diretora de escola por três anos e durante treze anos, atuei em sala de aulas de 1º ao 5º ano. Diante destas experiências, analisando a prática pedagógica do dia a dia nas escolas atualmente, é possível verificar que temos uma série de desafios, e que devem ser superados, pois ainda há um certo distanciamento entre conteúdo/currículo, realidade e interesse dos alunos. É preciso rever os procedimentos metodológicos, buscar inovar, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, estes que muitas vezes estão guardados ou às vezes trancados em sala por falta de pessoas disponíveis para orientar o uso do recurso,ou falta de organização do tempo para atendimento do professor e aluno. É notório que o uso dos recursos tecnológicos favorece vários caminhos que facilitam a compreensão do conteúdo e realidade vivenciada.
A sociedade em que vivemos vem passando por mudanças culturais aceleradamente, devido ao avanço da tecnologia, exigindo cada vez mais pessoas informadas ao conhecimento tecnológico. E a escola enquanto educadora ainda não consegue acompanhar tais mudanças, o sistema educacional vem exigindo e propondo aos professores a formação continuada para a melhoria do ensino. Assim, nós educadores devemos buscar constantemente o conhecimento ao longo da nossa vida, desenvolver habilidades e competências necessárias para promovermos uma educação de qualidade, pois o mundo atual requer professores transformadores do meio social, e para isto, é necessário que tenhamos uma postura reflexiva e investigativa para proporcionarmos uma aprendizagem prazerosa e significativa para o educando compreender o meio em que vive , aprender a conviver e a resolver os problemas cotidianos.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Tecnologia na Educação



O curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, tem como objetivo concientizar os educadores sobre a importância da tecnologia na educação. Assim, a criação deste blog é um meio de socializarmos os estudos e atividades desenvolvidas durante o curso.