quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que é hipertexto?

Após a leitura dos textos: Pingo nos is, Leitura sobre hipertexto e ao navegar na página da Wikipédia seguindo uma sequência de links, foi possível localizar rapidamente conteúdos sobre hipertexto. Este termo remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Assim, o hipertexto é um meio de informação que existe em um computador possuindo uma extrutura composta por blocos de informações interligados, através de links eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos de leitura, promovendo os recursos de informação de forma não linear, ligando uma informação ás outras, proporcionando ao leitor a escolha das ligações de sua preferencia.
O hipertexto enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, uma forma de aprendizagem considerada como a mais duradoura e transferivel do que aquela direta e explícita.
O curso Ensinando e aprendendo com as TIC nos proporciona a descoberta de uma rede de conhecimentos interligados, o que facilita a busca de informações utilizando vários recursos, entre eles o hipertexto de forma organizada e dinâmico, abrangendo informações que colocam em jogo diversas modalidades sensoriais através de textos, imagens, gráficos, sequências sonoras e outros.



Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana

Um comentário:

  1. O seu texto esta muito bem explicado, e, com grandes conceitos em relação do que é um hipertexto, ferramento que hoje é indispensável para o bom desenvolvimento do aprendizado dos discente do mundo contemporâneo.
    José Neto

    ResponderExcluir