“ ...estamos encalhados no processo de ler, escrever e contar. Na escola, a criança escreve porque temque copiar do quadro,
Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo... aquilo que ela aprende, quando está mexendo na internet são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada...parece um mundo estanho...”
Pedro Demo
Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo... aquilo que ela aprende, quando está mexendo na internet são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada...parece um mundo estanho...”
Pedro Demo
A entrevista de Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do sujeito do século XXI” nos faz refletir sob a prática pedagógica atual, que ainda está muito distante da realidade de nossos alunos e tão pouco contribui para a construção das habilidades de acordo com as exigências da sociedade. A escola ainda está arraigada ao processo de ensino tradicional do passado, enquanto o presente e o futuro requer um ser ativo, criativo, capaz de buscar alternativas e solucionar problemas.
É necessário repensar as metodologias de ensino, valorizar a construção do conhecimento e da aprendizagem, precisamos mudar nossa prática pedagógica para acompanhar a constante mudança no mundo e o ritmo dos alunos, temos que utilizar as múltiplas linguagens, uma nova forma de ensinar e aprender utilizando os recursos tecnológicos. Neste sentido é preciso que nós professores tenhamos consciência de que é necessário o aperfeiçoamento constante para resgatarmos o interesse e o desejo do aluno pelos estudos, pois assim estaremos proporcionando aulas mais atrativas, favorecendo a ampliação das potencialidades do educando, contextualizando o conteúdos curriculares ao mundo real do aluno e as múltiplas linguagens utilizadas no século XXI.
Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana
Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida
É necessário repensar as metodologias de ensino, valorizar a construção do conhecimento e da aprendizagem, precisamos mudar nossa prática pedagógica para acompanhar a constante mudança no mundo e o ritmo dos alunos, temos que utilizar as múltiplas linguagens, uma nova forma de ensinar e aprender utilizando os recursos tecnológicos. Neste sentido é preciso que nós professores tenhamos consciência de que é necessário o aperfeiçoamento constante para resgatarmos o interesse e o desejo do aluno pelos estudos, pois assim estaremos proporcionando aulas mais atrativas, favorecendo a ampliação das potencialidades do educando, contextualizando o conteúdos curriculares ao mundo real do aluno e as múltiplas linguagens utilizadas no século XXI.
Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana
Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida
Nenhum comentário:
Postar um comentário