sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Entende-se por currículo o conjunto de experiências, vivências e atividades na escola convergentes para objetivos educacionais. Segundo Ribeiro (1989) “o currículo escolar abrange dois conceitos: o plano de estudos e o de programa de ensino.” César Coll coloca que “o currículo é um guia, um instrumento que orienta a prática pedagógica, não se trata de algo pronto e acabado, mas algo a ser construído permanentemente na escola com a participação de todos os membros da comunidade escolar. É um plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, uma organização da seqüência das ações a serem desenvolvidas incluindo métodos e forma de avaliar, questões sobre o que e como avaliar.”
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini e Maria Elizabette Brisola os estudos de hoje integram dois dos mais importantes temas do panorama educativo atual: tecnologia e currículo, sabendo que são inegáveis as potencialidades do uso educativo, pois traz contribuições significativas á aprendizagem quando incorporado ao projeto curricular.
Nesta perspectiva, o currículo torna-se eficaz quando apresenta uma estruturação que facilita e oportuniza aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de idéias e de ações criativas e colaborativas. A escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula, instigando a curiosidade para compreensão das relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano. Essa forma de aprender contextualizada é que permite ao educando relacionar aspectos presentes na vida pessoal, social e cultural, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.
Neste sentido, no currículo deve congregar conceitos e estratégias , incluir dinâmicas de trabalho que privilegia a resolução de problemas emergentes no contexto o qual estamos inseridos. E a integração das tecnologias no currículo escolar é extremamente importante porque demanda novas formas de interpretar e representar o conhecimento, estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
As TICs vem despertando nos professores a importância do saber tecnológico e a inserção na prática pedagógica, proporcionando um espaço de renovação da escola, permitindo pensá-la como uma verdadeira comunidade de aprendizagem.


Cursista: Joana D’arc Vaz da Silva Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário